On the road with: As gavetas da minha casa encantada.

by - 10:00


 Hoje é mais um dia da nossa rubrica semanal - blogosphere in 360º. Esta semana o blog que tem o destaque nesta rubrica chama-se As gavetas da minha casa encantada, e é da simpática Andreia, já conheciam? Se não conheciam, tem a perfeita oportunidade para conhecerem, e bem, se já conheciam... não perdem nada em conhecê-lo um bocadinho melhor, sim? Vamos a isso!




 « Não consigo escrever sobre um tema com o qual não me relaciono só porque isso irá atrair mais pessoas.»


1- “As gavetas da minha casa encantada” é o nome do teu blog. Como é que ele surgiu?
Andreia: "Os títulos/nomes são sempre a minha maior dificuldade, talvez por terem a responsabilidade acrescida de refletirem aquilo que pretendemos. Senti necessidade de criar um blogue onde pudesse abordar diversos assuntos que me fascinam, por isso queria um nome que acompanhasse essa ideia. Imaginei vários, mas nenhum me fazia pensar «é este», até que do nada me surgiu a comparação às gavetas: em casa temos gavetas específicas para várias coisas, que abrimos quando precisamos delas. No fundo, era isso que ia fazer, ainda que não de uma forma literal. Depois foi uma questão de segundos até associar o coração à casa encantada. E foi assim que surgiu o nome «As gavetas da minha casa encantada». É um pouco grande, mas é a cara do meu espaço."


2- Como é a Andreia blogguer em comparação com a Andreia Morais?
A: "A Andreia blogger e a Andreia Morais não são pessoas distintas. A grande diferença é que presencialmente sou bastante tímida, mas é tudo uma questão de tempo, porque à medida que vou conhecendo e ganhando confiança essa timidez desaparece. De resto, aquilo que escrevo é aquilo que sou. Mesmo quando os textos são meramente ficcionais, há sempre algo de mim neles. E como só escrevo sobre coisas que me interessam, as publicações são o espelho dos meus gostos e das minhas opiniões.

3- Quais são os principais temas que abordas nas tuas publicações? E quais são os que te sentes mais à vontade para falares com os leitores?
A: "Posso dizer que sou eu? Apesar de não encarar o blogue como um diário, onde descrevo tudo aquilo que sou e o que vivo, a verdade é que o centro muito nos meus gostos, nos meus hobbies, nos meus sonhos. Para mim é o que faz sentido, por isso é que tão depressa estou a escrever sobre futebol e na publicação seguinte falo sobre receitas. Gosto de me desvendar assim, nas entrelinhas, ainda que depois também partilhe diretamente pormenores mais pessoais. Adoro escrever sobre viagens, sobre música, sobre livros, sobre fotografia, partilhar os meus textos… E sinto-me à vontade para falar sobre tudo isso a partir das minhas vivências. O único requisito que tenho para abordar determinado assunto é mesmo identificar-me com ele, por isso é que não falo sobre moda e maquilhagem, por exemplo. Nisso sou um pouco egoísta, porque quando estou a desenvolver a publicação não penso se as pessoas vão gostar, penso se aquilo faz sentido para mim. Não consigo escrever sobre um tema com o qual não me relaciono só porque isso irá atrair mais pessoas. Acho que isso é perder a nossa essência. E eu nunca quis agradar a todos, quero é que as minhas publicações sejam carregadas de verdade."
« Gosto mesmo disto! E não é só da parte de escrever e de publicar, é também da parte de visitar os blogues que sigo e comentá-los. Inevitavelmente, criamos ligações e é bom haver esta partilha.» 

4- Como tem sido o feedback relativamente às tuas publicações? Tens algum comentário que tenhas guardado na tua memória?
A: "Incrível! É mesmo gratificante sentir que as pessoas dispensam algum do seu tempo para ler o que escrevo e deixar um comentário a dizer que gostaram e/ou que se identificaram. E é ainda melhor quando se sentem à vontade para partilharem pormenores da sua vida comigo. Essa confiança que depositam é extraordinária.
Tenho vários gravados, não só na memória, mas também no coração. Se calhar não têm essa noção, mas quando me perguntam quando escrevo um livro dão-me mais força para realizar esse sonho. Quando pedi que me definissem numa palavra/frase/imagem/música sem saberem qual era o objetivo daquilo recebi mensagens que me deixaram de lágrimas nos outros. E mesmo quando fiz a publicação do “If You Really Knew Me…” foram incansáveis. São apenas exemplos, mas servem para retratar o carinho que recebo diariamente."

5- Acredito que enquanto blogguer todos nós temos alguns blogues com quem encaixamos melhor, não só em termos de gostos, mas também pela simpatia e conteúdo. Quais são os blogues que aconselhas a conhecer?
A: "A magia da blogosfera também passa por isso, por encontrarmos pessoas com as quais nos identificamos, seja pela personalidade que transmitem, pela forma de escrever, pelo conteúdo ou pelos gostos em comum. Ainda que todos os blogues que sigo me toquem de alguma forma, há alguns que tenho que destacar:
Marés (http://espuma-na-areia.blogspot.pt/), Cláudia S. Reis; Um Sentimento Perdido (http://placedopaulo.blogspot.pt/), Paulo Silva; DeCoração (http://decoracaopsfn.blogspot.pt/), P’; Escreviver (https://omeublogdeescrita.wordpress.com/), Ana Ribeiro; DreamCate (http://dreamcate.blogspot.pt/), Catarina Andrade;Pieces Of Me (http://lifealwaysgoes.blogspot.pt/), Miguel Gouveia;Careless Whisper (http://riseabovethiss.blogspot.pt/), Ísis;  A dona da Sushi, conheces?"

6- Como é feita a tua gestão de tempo? Quantas horas diárias dedicas ao teu blog?
A: "Não sei dizer um número de horas ao certo, mas passo bastante tempo no blogue. Como nestes dois últimos anos tive um horário na faculdade muito mais reduzido, por estar a fazer cadeiras em atraso, pude dedicar-me mais. Gosto mesmo disto! E não é só da parte de escrever e de publicar, é também da parte de visitar os blogues que sigo e comentá-los. Inevitavelmente, criamos ligações e é bom haver esta partilha."   
« O segredo está na alma com que se dedicam ao projeto e como cuidam do vosso espaço.»
7- Qual é a principal dificuldade que sentes enquanto blogguer?
A:" Não deixar a inspiração fugir por entre os dedos. Preparo sempre a publicação no dia anterior a sair, mas há dias em que isso é um problema. Não basta estalar os dedos para saber o que escrever. Tenho um caderno cheio de pensamentos, outro com os meus textos e outro com as viagens, podia facilmente arrumar a questão ao copiá-los para o computador - acho que tinha as publicações feitas para os próximos meses - mas também não quero abordar sempre o mesmo, porque há muitas outras coisas sobre as quais pretendo falar."

8- Futuramente, a onde gostarias que o blog te levasse?
A: "A parte incerta. Quando criei o meu primeiro blogue, em 2009, foi mesmo com o objetivo de partilhar os meus textos. E o mesmo acontece n’ As gavetas da minha casa encantada, com a diferença de que este último é mais abrangente a nível de conteúdo. Nunca pensei fazer disto vida ou ser reconhecida, quero é que me faça cada vez mais sentido mantê-lo ativo."     

9- Como defines a blogosfera portuguesa?
A: "Na minha opinião, está a crescer. Não só em número, mas, principalmente, em qualidade. E é bom acompanhar esta evolução tão positiva. O caminho até obter um reconhecimento a grande escala ainda é longo, mas acredito que seja possível."

10- Por último, que conselhos darias a quem pensa criar um blog?
A: "Sejam autênticos! E criem um blogue porque realmente é algo que vos interessa e não por estar na moda. Encontrem o vosso lugar e tenham sempre presente uma coisa: independentemente do que publiquem, haverá sempre alguém a gostar e alguém a não gostar, por isso escrevam sobre aquilo que vos dá prazer. Não desanimem se nos primeiros dias não obtiverem feedback, isso vem com o tempo. Atirem-se de cabeça, mas não por acharem que isso vos dará algum tipo de prémio. O segredo está na alma com que se dedicam ao projeto e como cuidam do vosso espaço." 


Podem encontrar a Andreia aqui.

Caso tenham gostado desta rubrica e gostavam de estar no lugar da Andreia, enviem-me um e-mail para: blogdadonadasushi@gmail.com
O único requisito que peço é serem assíduos ao meu blog, não faz muito sentido estar a publicitar algo que não conheço!

You May Also Like

42 reply

  1. Já conhecia a Andreia, ela é fantástica :)

    ResponderEliminar
  2. Nice :-)

    http://wormake.blogspot.cz/2015/08/kosmeticke-peklo-nebe-po-druhe.html

    ResponderEliminar
  3. Adorei. Conheço e sigo o blog da Andreia. Tudo o que ela escreve é maravilhoso! :)
    The Girl In Jeans * Facebook * Instagram * Google+

    ResponderEliminar
  4. Ja conhecia a Andreia e o blogue dela é dos meus favoritos, sem dúvida! *-*
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei conhecer a Andreia.
    bjs
    http://marymicucci.com

    ResponderEliminar
  6. Que post legal Rita. Tu parece ser uma pessoa muito de bem com a vida <3

    Beijos
    needfulglam.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia e já fui espreitar :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Gostei bastante das respostas, adorei o blog da Andreia!!
    Bjo
    www.armariodemoca.com.br

    ResponderEliminar
  9. o blog dela é dos melhores que conheço! adoro!

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Só agora é que reparei que escrevi «lágrimas nos outros» em vez de «lágrimas nos olhos» :o ahahah
    Muito obrigada pela oportunidade, minha querida!

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia e adorei e adorei tb o nome do blog!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderEliminar
  13. Amei, muito legal!
    Beijos,
    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. não conhecia mas gostei muito :) beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Oi =)
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a Andreia.
    Não conhecia o blog dela, e já estou indo visitar.
    Obrigada pela dica.
    Milhoes de Beijos!

    Marina Lima.
    Meu Doce Apartamento | Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor ♥

    ResponderEliminar
  16. Amazing post.
    I love it dear.
    Have a nice day

    The Bandwagon Chic | Instagram | Bloglovin | Snapchat: bandwagonchic

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia o blog da Andreia, mas parece interessante :)

    Giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderEliminar
  18. great post!!!
    kisses and have a nice week.

    http://diarioparaquererme.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  19. Gostei de ver e ler a Andreia aqui! bjs às duas! chica

    ResponderEliminar
  20. Gosto mesmo muito do blogue da Andreia. E ela é uma pessoa incrível!

    ResponderEliminar
  21. Adoreiii, sou fã da escrita dela , é uma pessoa 5 * :)

    ResponderEliminar
  22. Muy bonito post!!! soy seguidora del maravilloso blog de Andreia!!!
    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderEliminar
  23. Adorei, a Andreia é uma pessoa fantástica!! :D

    ResponderEliminar
  24. Não conheço o blogue, a entrevista ficou fantástica! Adorei, óptimo trabalho!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  25. A entrevista ficou fantástica, ela escreve maravilhosamente bem :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Conheço a Andreia; É uma blogueira fantástica e o blog dele tem um excelente conteúdo
    Parabéns pela excelente entrevista. E a Andreia arrasou nas respostas
    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Adorei a entrevista, conheço a blogger e visito o seu blog sempre que posso, ela é uma querida e uma pessoa cheia de inspirações :)
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  28. Não conhecia mas adorei! :)
    xx, http://neverforgottenmercury.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Adoro esse blog, conheço há apenas uns dias mas fiquei logo fã. Bom post :)

    http://joanasrverissimo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. Esta moça é tão fofinha! Nem tenho palavras para descrever o quanto gosto da Andreia! Tenho a sensação de que se um dia a conhecer é muito provável que a esmague com mimos porque é uma doçura!

    ResponderEliminar
  31. Uau adorei esta entrevista! Conhecia o blog mas não desta maneira. Se alguém sabe o que dizer é a Andreia que escolhe (a meu ver) sempre muito bem as palavras. Uma rapariga incrível e muito simpática, gostei de a conhecer mais :)

    ResponderEliminar

Feel free to give me your opinion about my publication! I Only ask you to leave your blog url so I can reply your comment. If you start following me, please leave me a message said that, so I can start following you too! Thank you!

Sê livre para dares a tua opinião!
Peço que deixes o link do teu blog no comentário de modo a poder retribui-lo. Peço também, que caso me comeces a seguir me avises para poder fazer o mesmo. Obrigada!