terça-feira, abril 14, 2015

Eu Sou Deus.

Hoje é dia de partilhar convosco a crítica sobre um dos livros que recebi: "Eu Sou Deus" - do autor  Pedro Chagas Freitas,  sendo este um livro da Chiado Editora.


O que tenho a dizer é simples - pura genialidade. Do primeiro parágrafo, à última vírgula ou travessão. É daqueles livros que todos deveriam de ler (se gostassem ou não isso era com eles, mas), nem que seja para interiorizar algumas ideias que deveriam passar a ser dadas como acções. Cada capítulo é mais que um ensinamento, é um "abre-olhos" para a nossa sociedade. Todos crescemos a ouvir frases feitas e a julgar que devem ser levadas à letra. Mas a verdade é que a vida não é um conjunto de frases feitas. É para viver. É para errar inúmeras vezes e levantar-se tantas outras.
Pedro Chagas Freitas com apenas 254 páginas aborda variados assuntos que dão que pensar, desde política, economia, amor, trabalho... tantos temas que embora sejam comuns, nunca deixam de ser actuais. É um livro que aconselho a todos, desde jovens, adultos ou idosos. Aconselho-o porque nunca é tarde para abrirmos os olhos e agir. Nunca é tarde para percebermos o meio que nos rodeia. Nunca é tarde para nada, porque ainda respiramos - ainda estamos vivos!

Deixo-vos aqui algumas citações para vos fazer pensar.

"Respira ainda quem tens contigo, quem te quer, quem te cuida, quem te acompanha. Respira também quem não tens contigo, quem gostavas de ter contigo e partiu sem nunca deixar de ficar, quem queres e não te quer mas que por existir te faz existir. Respira a tristeza como respiras a felicidade, a saudade com respiras a presença. Respira o que faz parte da tua vida - porque é o que faz parte da tua vida que te faz sentir vivo. Respira - para saberes que vale a pena continuar."

"... no fundo, tudo aquilo de que precisas é um corpo para respirar e um mundo para viver. Pode ser uma merda, pode não valer a ponta de um corno. Mas é o mundo: o teu mundo. Aproveita-o. E respira. Até que te falte a respiração."

"É o que é bom que é eterno. É o que é bom que te alimenta quando nem tudo é bom. E mesmo quando tudo não é bom. É o que é bom que te acompanha quando fechas os olhos, quando embalas no sono, quando te abraças ao tempo e ao vento, ao beijo e ao toque, ao calor e ao torpor. É o que é bom que te abraça a vida, que te faz suportar o que parece insuportável, que te faz sorrir o insorrível, o rir o inrissivel, amar o inamável. É o que é bom que nunca termina."

"Há pessoas que quando fecham os olhos é para dormir: essas são as normais. E há pessoas que quando fecham os olhos é para sonhar: essas são as anormais. Essas são as únicas que valem (e é pena) a pena."

"O altruísmo é a mais atroz forma de egoísmo que a humanidade conseguiu conceber. Um nojo. Porque o altruísmo é o egoísmo mascarado, a merda coberta de perfume Chanel. O altruísta é aquele gajo que pensa que quando está a fazer os outros felizes está a esquecer-se de pensar em si. Mas não: o altruísta é, na realidade, aquele gajo que ajuda todos - para se ajudar a si mesmo."
«Se somos todos diferentes, é natural que tenhamos formas diferentes de ser. De ser, de estar, de fazer - até de amar. Somos diferentes. E todas as pessoas são diferentes. E têm gostos diferentes. Então agora pensa comigo: se todas as pessoas são diferentes, achas possível haver pessoas que se dão bem com toda a gente que conhecem - e se dizem amigas de todas elas? É estranho - dizes tu. É mentira, digo eu. E é assustador. Fixa bem: as pessoas que têm muitos amigos são más pessoas. Mais: péssimas pessoas. Corrijo: monstros - verdadeiros animais. quem é amigo de toda a gente não é amigo de ninguém. Amizade é séria demais, é bela demais - para poder ser partilhada com muitas pessoas (e muito menos: por muitas e diferentes pessoas).»

«A sociedade está de pernas para o ar e o mundo está de números para o ar. O que faz com que aquilo que interessa seja, mais do que as pessoas, os números. E os números dizem que, por eles, é preciso sacrificar as pessoas. Nada mais simples: a criatura está aniquilar o criador. Sim: as pessoas fizeram os números. E agora são os números a desfazer as pessoas.»
"Ter medo de errar é um erro. É sempre um erro. E é o único erro que não tem perdão. Sou maravilhado por quem erra. Por quem sabe que, por fazer, por tentar, pode errar. E são as melhores pessoas, convence-te disso, quem mais erra. São as pessoas que vão aos limites (e os ultrapassam sempre que lá chegam), que se testam como se não houvesse amanhã, como se o agora fosse tudo o que há para haver. E é: o agora é tudo o que há para haver.”
 «É A VIDA QUE TEM DE TRATAR DE TI, É A VIDA QUE TEM DE TE RESPEITAR. MAS PARA ISSO TENS DE TE DAR AO RESPEITO. TENS DE LHE DIZER "NÃO" QUANDO ELA TE QUER MAGOAR, TENS DE LHE DIZER "VAI À MERDA" QUANDO ELA TE QUISER ATIRAR PARA A MERDA. MANDAR A VIDA À MERDA É A ÚNICA MANEIRA QUE TENS DE EVITAR QUE A TUA VIDA SEJA UMA MERDA. MERDA!»

Deixo-vos ainda esta que não tenho coragem de a transcrever, acho que em fotografia chama mais a atenção:

‎Para saberem mais sobre o livro visitem o seguinte site  - link.


Esta publicação é patrocinada pela referida marca, no entanto, a minha opinião é totalmente sincera!

------ENG------
Today my publication is about my opinion of a portuguese book. 
 I'm sorry for not translating all text, but please, feel free to do it.
This post was sponsored by the referred brands, however, my opinions are honest and true.
xoxo, RR

51 comentários:

  1. já ouvi falar, mas nunca me chamou muito a atenção =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. Agora fiquei com curiosidade de ler. Parece ser mesmo interessante!

    ResponderEliminar
  3. Ai adorei! Tenho mesmo de ler esse livro (e todos os outros dele)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião querida. Tens sorte, eu na minha faculdade sou obrigada a comprar o diploma no acto do pedido do certificado (seja descriminado ou não) -.- a brincadeira vai-me chegar quase aos 200€ só por causa de me obrigarem a comprar o diploma -.-

      Eliminar
  4. Tenho esse livro na lista dos que quero comprar e cada vez mais tenho vontade de o fazer!

    r: Somos muitos a sofrer do mesmo mal :o

    Beijinhos, minha querida*

    ResponderEliminar
  5. Adorei a última citação. Deixaste-me mesmo curiosa!
    Vai ficar em lista de espera pq estou com outro na mesinha de cabeceira.
    Beijinho *
    Susieandfashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Ps. Ainda bem que gostaste do template, ontem estava tão farta dos códigos e so pensava " Preciso de uma web designer!". Ainda pensei em pedir-te ajuda! ;) mas la resolvi isto.

    ResponderEliminar
  7. Deve ser divinal..Com esses parágrafos fizeste-me vontade de comprar o livro :P
    beijinhos e "No fundo, tudo aquilo de que precisas é um corpo para respirar e um mundo para viver. Pode ser uma merda, pode não valer a ponta de um corno. Mas é o mundo: o teu mundo. Aproveita-o. E respira. Até que te falte a respiração."

    ResponderEliminar
  8. WOW, tenho de ler esse livro!
    Meh, somos duas, nao vou la muito com espumas confesso.. Beijinho

    The eyes of a Mermaid

    ResponderEliminar
  9. Olha eu li... mas não consigo terminar e estou com sérios problemas em conseguir fazê-lo. :(
    Não consigo me adaptar ao estilo de escrita dele. É simples mas a pontuação que ele usa, aqueles hifens, aaarhggg puuutz! Dá-me a volta à cabeça, eu leio e re-leio e não passo dalí.
    Embora adore algumas passagens e adoro e tenho as minhas favoritas... Estou a demorar mais neste que tem meia dúzia de páginas (salve seja) do que na "Comédia Mundana" (e são temas que adoro!)

    ResponderEliminar
  10. Otima resenha !! Tem post novo da uma passadinha por lá
    http://bloumvanille.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Tenho imensa curiosidade em relação a esse livro! Ele é um excelente escritor!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Ainda estou para ler o primeiro livro do Pedro Chagas Freitas. Tenho muita vontade pois dizem tão bem da sua escrita que acho que vou adorar. E esse livro deve ser bastante bom. Gostei muito da tua critica. Já vai para a minha lista! ;)
    Beijinhos
    The Girl In Jeans * Facebook * Instagram * Google+ * Twitter

    ResponderEliminar
  13. Boa Noite,
    Devido a alterações de conteúdos do meu blogue, decidi alterar o link do mesmo. Se me segues e pretendes continuar a fazê-lo, por favor, adiciona o novo link na tua lista de leitura.

    Obrigada!*

    http://the-twentythird-avenue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Adorei a resenha, vc escreve super bem!! Bjuuu

    http://patibborba.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Nunca ouvi falar desse livro acredita linda? Mas fiquei curiosa! Seguindo ♥ Acabei de criar meu cantinho e ficaria muito feliz se vc o visitasse

    http://heycarollima.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. parece-me ser um bom livro, gostei de saber a tua opinião :)

    ResponderEliminar
  17. Experimenta e depois diz-me alguma coisa :P Espero que resulte contigo também!!

    Queria muito ler um dos livros dele!!! Tenho de ver se encontro aqui pela Biblioteca :P

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  18. Aceito e respeito tanto o autor como quem gosta da sua escrita mas a mim dá-me sono. Não tenho a mínima pachorra para os livros dele!! Sempre aquelas frases feitas, de amor e uma cabana, enfim gostos claro!

    http://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. não gosto do estilo de escrita dele. Acho a mensagem super gira, mas não me cativa a ler muito....

    ResponderEliminar
  20. Estou a ler outro dos livros dele (está a demorar, mas gosto :) )

    ResponderEliminar
  21. Já vi várias pessoas falando sobre esse livro.. mas não é muito o estilo que gosto!
    Gostei da resenha! Um beijo

    http://dicasparatodas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  22. Esse livro me pareceu super interessante! Eu gosto de livros que falem da vida.
    Adorei essa citação:
    "Há pessoas que quando fecham os olhos é para dormir: essas são as normais. E há pessoas que quando fecham os olhos é para sonhar: essas são as anormais. Essas são as únicas que valem (e é pena) a pena."

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  23. Hi Rita!
    You have a nice blog dear, I really like it:) I'm following you now!
    Have a great day,
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  24. Gosto imenso deste autor, quando tiver uns trocos hei-de comprar o livro :)
    r: Os testes são muito acessíveis. Tens dois de raciocínio lógico, um numérico e outro verbal. Em que tens gráficos ou textos, caso seja numérico ou verbal, que estão em separadores diferentes (porque são feitos online) e depois tens perguntas que tens que responder com base na informação que te dão. As perguntas são de resposta fácil, visto que está tudo lá, só tens que saber onde! O difícil é mesmo o tempo: só tens 12minutos para 37 questões (que para além do tempo de leitura ainda tens o tempo de procura da resposta). Eu passei e responde a uma média de 20 em 37, por isso vê!. Tens um teste de inglês, que é preencher espaços (gramática e vocabulário) e tens um que é de sequências. O meu era tipo sudoku, mas com símbolos, ou seja tinha um quadro como no sudoku e davam-te algumas peças e tu tinhas que dizer qual o símbolo que faltava no sitio que eles pediam ( não se pode repetir nem em linha nem em coluna). Depois os restantes eram de personalidade, ou seja, sem resposta "certa".

    ResponderEliminar
  25. Nunca li nenhum livro desse escritor :)
    Mas parece interessante!
    Beijinho*
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Não conhecia o livro, gostei das citações que colocaste :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Olá Rita, podes-me dar uma ajuda com o design do meu blog?
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  28. Já mandei.. Só não tenho é grandes ideias :(

    ResponderEliminar
  29. Um livro bem interessante e que traz muita reflexão. Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  30. Ahahah, sem dúvida!!! Podia haver uma legislação que só permitisse entrar as pessoas na faculdade com malas giras e não de mochilas xD

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  31. r: Muito, muito obrigada, minha querida! A sério, fico mesmo de coração cheio ao ler isso. E sim, podes contar sempre comigo <3 não deixo, prometo
    Adoro o sete, por isso não poderia adorar mais a escolha ahahah um beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  32. É daquelas leituras obrigatórias que vale mesmo a pena ler. Adorei mesmo a obra, está extraordinária!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  33. Apaixonei-me por "Prometo Falhar" e deixaste-me com tanta mas tanta vontade de este ser a próxima aquisição!

    ResponderEliminar
  34. não li mas quero ler, já várias pessoas me falaram super bem desse livro! :D

    ResponderEliminar
  35. Ai tenho mesmo que ler esse livro!

    ResponderEliminar
  36. Já gostei do livro pelo título, bela resenha



    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  37. Olá!
    Foste nomeada por mim para responder à Tag That's True!
    Beijinhos!

    saraquelsamp.blogspot.com

    ResponderEliminar
  38. Fiquei super curiosa para ler!
    Beijinhos,

    girlyworld4girls.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  39. eu não vou pôr fotografias nem nada nas fitas porque isso para mim é contra o ser do traje.

    ResponderEliminar
  40. Já ouvi falar imenso deste autor, mas queria ler o outro livro dele o "Prometo falhar" :)
    Boa. tenho que ver se há para o meu Kindle.

    Ana, A Policromia
    A Policromia no Facebook

    ResponderEliminar
  41. Your blog is very cute!
    I added your followers # 170. If you must pass by my blog. :)

    www.ilcoloratomondoditerri.blogspot.it

    ResponderEliminar
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Feel free to give me your opinion about my publication! I Only ask you to leave your blog url so I can reply your comment. If you start following me, please leave me a message said that, so I can start following you too! Thank you!

Sê livre para dares a tua opinião!
Peço que deixes o link do teu blog no comentário de modo a poder retribui-lo. Peço também, que caso me comeces a seguir me avises para poder fazer o mesmo. Obrigada!

THE OWNER OF SUSHI - 2016


DESIGN BY RITARAMOS