sexta-feira, março 13, 2015

Desabafos // Recrutamento e Selecção

Olá leitores. Estou numa fase mais complicada para vir aqui escrever, a inspiração também não é muita mas, tenho andado a batalhar com a parte prática da minha tese, bem como de analisar os resultados que resultam dela. Fora isso ainda tenho andado a estudar o código porque também já marquei o exame para o fazer.
Lembrei-me que vos prometi falar da minha sessão de testes de recrutamento que fiz há quase duas semanas numa empresa. Ainda não obtive resposta deles relativamente ao resultado, mas como disse, o importante é participar nem que seja para ver como funciona o dito cujo. Então vou vos falar nos testes que fiz ao longo de 4horas - nem imaginam a dor de cabeça que tive ao final do dia - horrível!




O primeiro teste foi de matemática!
Para mim é sempre o pior, no entanto este confesso que não foi assim tão mau como o que fiz anteriormente, isto porque já ofereceram calculadora! Mas, e como existe sempre um mas, a dificuldade também ia variando de pergunta para pergunta. Perguntavam-nos como calcular um valor tendo como base tabelas, gráficos e outros dados. Claro que surgiam questões que tinham imensas rasteiras e que por vezes tinhamos de seleccionar a opção (não podemos saber com base nas informações dadas). Quem não é bom a calculo ou mesmo quem não sabe algumas fórmulas torna-se complicado a conclusão deste teste. Lembro-me que eram 20 questões e tínhamos 20 minutos. Escusado será dizer que não o terminei por completo!

O segundo teste foi de compreensão do Português!
Para mim é sempre o mais simples, porque dão-nos um texto, e com base neste avaliamos as frases que se seguem, se forem conclusivas do texto óptimo, se não: são falsas ou mesmo nomeadas como "não podemos saber". A única parte mais complicada neste tipo de testes é esquecermo-nos das nossas opiniões e apenas nos seguirmos ao que diz no teste. Eu lembro-me que vi um texto que era como base que as mulheres eram menos inteligentes que os homens, claro que já ia protestar mas ... tive de me conter! Eram 30 perguntas em 20 minutos!

O terceiro teste foi o de atenção!
Para mim o mais desgastante de todos a nível visual, mas tem a sua lógica na retirada de conclusões pelas entidades patronais. Basicamente tinhamos 10 linhas com p's e d's e tinhamos de seleccionar em cada linhas em menos de 10 segundos, todos os d's que tinham dois traços (em cima ou em baixo) Claro que às tantas já vemos alphas, e outros símbolos! Com este teste conseguem concluir se a vamos perdendo aptidão e atenção ou se vamos trabalhando de forma constante no seu dia-a-dia!

O quarto teste foi o de simulação de uma reunião!
Neste teste tinhamos uma folha com dados atuais de um tópico e faziam-nos duas questões isoladas em que tinhamos de comentar as nossas respostas com todas as pessoas que estavam a fazer os testes. Foi bastante agradável porque como é obvio cada um tem uma opinião e quando tudo se interliga, chega-se a conclusões bastante proveituosas. Este teste avalia a nossa capacidade de opinião e discussão com os outros, e demorou cerca de 30 minutos.

O quinto teste foi de um resolver um problema no negócio!
Deram-nos um dossier com a estrutura orgânica da empresa, com o balanço da mesma, com uma avaliação do tipo de clientes que a empresa tem e outros dados. O problema era decidir entre dois investimentos, tinhamos de avaliar os riscos, os valores monetários, as localizações e tecnologias para a empresa obter efectivamente melhor rentabilidade. Este teste foi o maior de todos e demorou 1hora.

O sexto teste foi de Inglês!
Com base na nossa opiniao no caso anterior, este teste pedia-nos para escrever um texto a inglês a comunicar a decisão escolhida aos outros colaboradores da empresa. Demorou cerca de 30 minutos!

O sétimo e último teste foi o de personalidade!
Como é óbvio este não tem respostas certas ou erradas, é apenas de nos avaliarmos pessoalmente em termos de personalidade! É dos que mais gosto de fazer e não tem minutos contados, quando acabamos entregamos!

E basicamente foi isto durante as 4horas!
xoxo,
xoxo, RR

15 comentários:

  1. Não tinha a noção que era necessário isso tudo :\ mas boa sorte minha linda, pareceu-me difícil!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | YOUTUBE CHANNEL

    ResponderEliminar
  2. Tantos testes ! Não sabia que se tinham que fazer tantos testes !

    ResponderEliminar
  3. Wow tantos...e tantos temas diferentes, deve ser mesmo desgastante!

    Beijinhos,
    http://cereja-dooce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tantos temas diferentes! Sem dúvida que me espalhava no de matemática... Vai correr bem, vais ver!
    Messy Hair, Don't Care | Blog

    ResponderEliminar
  5. Fazer testes é sempre degastante. Boa sorte. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. É perfeitamente natural que chegues ao fim do dia desgastada com tanto testes :o

    r: Estou inteiramente de acordo contigo. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Mais uma coincidência... Não fazia ideia que estavas em mestrado! :P Em que área é?
    Eu só estou à espera de defender a tese, visto que a mesma já foi entregue no início do ano! Esta espera mata qualquer um.
    Espero que tudo te esteja a correr bem ;D

    Então tens de mostrar esse papel. Deve ser mesmo giro!

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Para que tipo de trabalho é que fizeste estes testes todos? Nunca tive de passar por isso em nenhuma entrevista de emprego/estágio :o

    ResponderEliminar
  9. Isso é que são uma carrada de testes. Eu era ao contrário adoro matemática e português não é o meu forte... A nível de trabalho da Teses, compreendo-te muito bem pois também ando atarefada com a minha :\
    Adorei a parte prática e de obtenção de resultados mas e o resto? a parte escrita pra mim QUE HORROR!!

    Beijinhos e boa sorte <3

    ResponderEliminar
  10. Bem, foram imensos testes, não tinha essa ideia! Muito boa sorte querida :)
    Beijinho

    goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Como é que depois desses testes tão exaustivos não havias de ter uma dor de cabeça horrível... Espero que as coisas coma tua tese corram bem querida! E boa sorte para o exame de código!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Pocha tanta coisa!!!

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Boa sorte e força !!
    Corre ver o blog porque tem post novo viu ?!
    http://bloumvanille.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. esrava feita eu...mas boa sorte, espero que esta fase complicada passe depressa!

    xoxo

    ResponderEliminar
  15. Isso é muito pressão!

    r: Obrigada pelas perguntinhas! :)

    ResponderEliminar
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Feel free to give me your opinion about my publication! I Only ask you to leave your blog url so I can reply your comment. If you start following me, please leave me a message said that, so I can start following you too! Thank you!

Sê livre para dares a tua opinião!
Peço que deixes o link do teu blog no comentário de modo a poder retribui-lo. Peço também, que caso me comeces a seguir me avises para poder fazer o mesmo. Obrigada!

THE OWNER OF SUSHI - 2016


DESIGN BY RITARAMOS