domingo, janeiro 25, 2015

Editores Fotográficos #1

Olá a todos! Hoje decidi dedicar um post a todos os que me questionam com o seguinte:
"Que programas usas para editar as fotografias?"
Pois bem, como agora a maioria das vezes que edito fotografias é através do tablet/smartphone vou dividir este texto em duas partes: uma dedicada ao que uso a nível mais profissional, ou seja, no computador; e uma parte dedicada ao que uso como hobbie, ou seja em plataformas android/iOS. 
Então vamos começar,

Fonte: Weheartit
  • No Computador
 Quando edito no computador, é normalmente quando pretendo fazer ajustes a fotografias tiradas com a minha máquina reflex. Assim, prefiro o uso de programas que sejam realmente bons, não me importando com o espaço e memória ram ocupada. A qualidade da fotografia é o ponto essencial, e como tal, há um certo cuidado com isso. No meu computador tenho instalados (por ordem de preferência):
  1. Adobe Photoshop CS5.1
  2. Adobe Lightroom 
  3. Photoscape

    O Photoscape aconselho a quem não tenha experiência ou paciência para editar com os outros dois, pois é bastante rudimentar. Utilizo apenas quando quero fazer um ajuste rápido ou assinar apenas a fotografia. O Lightroom é o programa aconselhado a todos os fotografos profissionais, uma vez que se foca apenas na edição das componentes da imagem, e não na sua manipulação. Isto é, curvas de cor, focagem, e outros afins que todos nós conhecemos. Quanto ao Photoshop utilizo-o bastante não só a nível fotográfico, mas também para o web design e criação de ficheiros "action" com a edição que fiz no meu trabalho, isto é, o photoshop permite gravar todas as alterações que fizemos numa imagem, ao ponto de guardar essas mesmas alterações num ficheiro, para que sempre que queira uma edição igual à feita, apenas clique no ficheiro. Se tiverem curiosidade, tenho na minha conta no DeviantArt algumas actions já feitas, é apenas fazer download e copiarem o ficheiro para a pasta correspondente no vosso computador (posso ensinar depois se quiserem este passo). Para verem as minhas actions feitas cliquem aqui

  • No telemóve/tablet

No telemóvel vai depender muito do vossos sistema operativo. Eu por exemplo, utilizo um equipamento android, portanto poderão existir aplicações que não existam no market do vosso aparelho. Na maioria, quando edito neste sistema operativo é apenas quando vou publicar algo no instagram ou mesmo no facebook, portanto aqui a qualidade (apesar de ser importante) não é ponto essencial! Assim, utilizo as seguintes aplicações.

  1. Lidow
  2. Mix by Camera360
  3. Vsco Cam
A Lidow é uma aplicação nova, bastante similiar ao afterlight que é por sua vez pago. Portanto é uma versão grátis para experimentar e ver o que realmente é o afterlight. Em termos de filtros acho que perde um pouco a qualidade. Mas o ponto que interessa aqui são mesmo os efeitos de luz que a aplicação permite pôr na fotografia. O Mix by Camera360 foi uma aplicação que comecei a usar desde que saiu, isto porquê? Porque a teoria é bastante semelhante à criação dos actions no photoshop! Eu crio uma edição e guardo-a para a utilizar noutras fotos. Para além de poupar tempo e esforços, tem uma qualidade incrível e podemos realmente fazer de tudo um pouco. Foi algo que andei à procura durante muito tempo e que superou as minhas expectativas. Também tive muito tempo à espera do Vsco Cam, o melhor editor que existe, isso garanto! Não é necessário pagar nada, só se quiserem, porque de vez em quando eles disponibilizam uma colecção de filtros novos que antes eram pagos e deixaram de ser, é uma questão de estarem atentos. Os filtros são lindos, cheios de qualidade e podemos ainda alterá-los individualmente numa fotografia! A aplicação permita ainda a criação de uma página vossa para mostrarem os vossos trabalhos! Já utilizei a aplicação para editar fotografias da minha máquina reflex, e digo-vos: qualidade EXCELENTE! Se tem espaço no vosso equipamento é uma aplicação a ter sem dúvida alguma.

E vocês, conheciam estas aplicações?
Entretanto deixo aqui um view do meu instagram, se não me foram ainda visitar, passem por lá que eu não mordo!



xoxo, RR

12 comentários:

  1. Sempre achei o photoshop uma grande confusão mas desde que passei a ser obrigada a usá-lo na universidade que não quero outra coisa, é super completo! O lightroom não conheco e o photoscape também uso bastante :)
    Messy Hair, Don't Care | Blog
    Kiss, Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma confusão enorme no início, principalmente porque funciona tudo com a barra de cima em contraste com a maioria dos editores que têm uns desenhos engraçados pelo programa fora. Mas sim, quem tem o photoshop consegue fazer de tudo :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. acho que vou experimentar as aplicações no meu telemóvel :)
    r: obrigada querida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa de nada :)
      Sim experimenta, depois diz se valem ou não apena :p
      Beijinho

      Eliminar
  3. Conhecia a maioria :)

    r: obrigada pelo teu comentário e pelas tuas palavras querida. A tua mãe como está? Melhor? Acho a alimentação fundamental para uma vida saudável principalmente em doentes com cancro que precisam de todas as vitaminas e minerais possíveis para recuperarem de todos os ataques que o organismo sofre com a doença e respectivo tratamento. Infelizmente o meu pai parece não ver isso e portanto nunca se esforçou a nível da alimentação. Não importa que puxe por ele, até o cheguei a levar a uma espécie de conferência que o pai de uma menina cancerosa costuma dar para falar dos benefícios de uma alimentação saudável em doentes com cancro que, ao fim e ao cabo, foi o que ajudou a filha dele a manter-se viva até hoje mas nada mudou na mente do meu pai e não importa o que se lhe diz. Sinceramente já perdi a esperança de o chamar à razão e ele me ouvir mesmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R: Sim felizmente a minha mãe está melhor, quero dizer, está a ser vigiada e tem cuidado redobrado com tudo o que a rodeia. Só me custa por vezes vê-la a queixar-se do cabelo fraco ou das unhas e dentes caírem, mas já se sabe que são os efeitos secundários.
      Não sei mesmo que te diga. Sempre me fez um pouco de impressão as pessoas que desistem, a não ser claro estados vegetativos e coisas do género, acho que as pessoas têm de ser fortes por si mesmos, e nunca desistir de acreditar qe tudo se pode resolver (ou pelo menos melhorar). Se formos adoptar a mentalidade que desiste de tudo, então nem saímos de casa porque "vamos inevitávelmente morrer para quê continuar a viver?". Não sei mesmo que conselhos te possa dar se já tentaste fazer vê-lo das coisas, e mesmo de acentuar que quem mais se magoa és tu e não ele com essas decisões, é sem dúvida alguma um assunto super delicado. Só tenho de te desejar força mas mesmo muito força, e ainda de desejar que algo melhore com o teu pai! Nunca é tarde para acreditar.

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Conheço os 3 que referiste para editar no computador. Uso o photoscape, já tentei usar o photoshop mas não me entendo com ele :(

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quiseres posso fazer um tutorial sobre ele. Diz-me o que gostavas de fazer por lá e eu ensino, não custa nada.

      Beijinho

      Eliminar
  5. Muito importante :) Obrigada pela partilha. Adorei o teu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu :) Ainda bem que gostaste.
      Um enorme beijinho.

      Eliminar
  6. sim sim eu já uso o photoscape :D fartei-me do photoshop, é tão confuso...
    Mas as aplicações do telemóvel não conhecia, vou já descarregar eheh
    beijinhos, segui* http://beuniqueblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o photoshop é um pouco confuso, mas com o hábito uma pessoa consegue compreender aquilo. Se quiseres ajuda, já sabes :)
      Ahah fazes bem, depois diz se gostaste das aplicações :)
      beijinho

      Eliminar
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Feel free to give me your opinion about my publication! I Only ask you to leave your blog url so I can reply your comment. If you start following me, please leave me a message said that, so I can start following you too! Thank you!

Sê livre para dares a tua opinião!
Peço que deixes o link do teu blog no comentário de modo a poder retribui-lo. Peço também, que caso me comeces a seguir me avises para poder fazer o mesmo. Obrigada!

THE OWNER OF SUSHI - 2016


DESIGN BY RITARAMOS